Enfermeira Evandra Maria recebeu a medalha de mérito desportivo da prefeitura de Araraquara

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) de São Paulo tem uma enfermeira destaque nos campeonatos de natação do interior paulista. A responsável técnica de enfermagem do Centro de Atendimento Médico-Ambulatorial (Ceama) de Araraquara, Evandra Maria Frais de Andrade, recebeu a medalha de mérito desportivo da prefeitura de Araraquara, em março deste ano. A honraria celebra o desempenho da araraquarense nas competições de 2025.

A enfermeira Evandra Maria, 64, foi homenageada pelo desempenho na competição da União da Natação Master do Interior (Unami) na etapa de Valinhos, no interior de São Paulo, em 2025. A profissional da saúde, que faz parte da equipe A Braçadas Araraquarense Fundesporte, reforça a importância do esporte para o seu bem-estar.

"A natação é uma paixão de família. Meu pai era nadador amador e minhas filhas também foram. O esporte proporciona saúde e bem-estar, o que beneficia o corpo, a mente e as relações sociais. Você entra na piscina para competir e fazer amigos. Faz parte da minha rotina", comenta a enfermeira.

A enfermeira nada desde os 12 anos. O amor pela natação atravessou a sua infância, adolescência e vida adulta. Fez uma pausa logo que se casou, mas retomou o esporte quando foi possível. Também tomaram gosto pelo esporte as duas filhas da Evandra Maria, Nayara e Thalita Frais de Andrade. Essa última foi destaque amador quando adolescente, ganhando prêmios em diferentes campeonatos do interior paulista.

"A natação ensina a importância de você não se acomodar à rotina e ao sedentarismo, exigindo disciplina, determinação e muita disposição. Essa necessidade de foco total no esporte desliga você da loucura do dia a dia e permite que o estresse saia e fique apenas a diversão de estar na água", conclui Evandra Maria, que já treina para as próximas competições de natação de 2026.

NADADORA DA ENFERMAGEM EM ASCENSÃO – Evandra Maria é enfermeira do Ceama de Araraquara há mais de quatro décadas. Ela é responsável pela triagem dos pacientes do ambulatório e do programa de atendimento de doentes crônicos.

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 158 municípios prestadores, o Iamspe oferece atendimento a 1,07 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São 20 milhões de procedimentos realizados em sua rede hospitalar, que conta com 642 clínicas e consultórios; 135 laboratórios de análises clínicas, imagem e fisioterapias; 78 hospitais gerais e especializados e 21 hospitais e serviços referenciados nos credenciados, além de um hospital próprio.

O efetivo do Iamspe atualmente conta com 6,3 mil servidores e colaborares.

O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Fonte: Imprensa Iamspe

Em primeiro discurso na tribuna, vereador Professor Léo reafirma compromisso com a educação, o esporte e a população de Catanduva

Leia mais...

Vereador Marcelo da AVCC usa a tribuna e destaca fé, gratidão e compromisso com o serviço à população

Leia mais...

Vacinação Antirrábica tem nova etapa neste fim de semana em Catanduva

Leia mais...

Festival Nacional de Viola Caipira reunirá artistas de três estados na Festa do Porco 2026

Leia mais...

Catanduva recebe reconhecimento por cadeia produtiva de equipamentos para gastronomia e ventilação

Leia mais...

Dr. Eduardo Nóbrega destina R$ 150 mil ao HPA em visita à Fundação

Leia mais...