A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), em colaboração com a Patrulha Ambiental, resgatou um gato em situação de maus-tratos. O felino foi encontrado com um caso grave de esporotricose, uma doença fúngica que pode ser transmitida para humanos e outros animais, e não estava recebendo o tratamento veterinário necessário de seus tutores.

A ação foi iniciada após uma denúncia anônima. Ao chegarem ao local, os agentes da UVZ e da Patrulha Ambiental confirmaram o quadro de negligência. A falta de tratamento para a esporotricose, que causa lesões na pele do animal, não apenas colocava a vida do gato em risco, mas também representava uma ameaça à saúde dos moradores da casa e da comunidade local.

A esporotricose é uma zoonose que exige atenção imediata e tratamento adequado para evitar sua propagação. Com a intervenção da equipe, o gato foi levado para a Unidade de Vigilância em Zoonoses, onde já iniciou o tratamento.

Os antigos tutores do animal foram autuados e multados por maus-tratos, conforme a legislação vigente. O gato, após a recuperação completa, será disponibilizado para adoção responsável, oferecendo a ele a chance de um novo lar com tutores que garantam seu bem-estar e saúde.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Novorizontino bate o Vila Nova, nos acréscimos, e assume a vice-liderança do Brasileirão B

Leia mais...

Catanduva Rodeio Show 2026 é lançado com rodeio profissional e grandes shows em setembro

Leia mais...

Do bacamarte ao coco de roda: Nordeste leva 19 grupos de oito estados ao 62º FEFOL

Leia mais...

Catanduva realiza neste domingo o “Dia D” para remoção de cabos irregulares

Leia mais...

Colégio Catanduva e UNIFIPA promovem projeto sobre legado de Padre Albino para alunos do Fundamental

Leia mais...

Alunos do JEA/Senar fazem visita solidária ao Recanto Monsenhor Albino

Leia mais...