Cinco integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva participaram, nos dias 23 e 24 de junho, do curso “Primeiro Interventor”, um treinamento estratégico voltado a operadores de segurança pública. O evento foi realizado na cidade de Borborema (SP) e reuniu cerca de 80 guardas civis de 25 cidades e representantes de quatro estados brasileiros.

Com foco em situações de alta complexidade, o curso teve uma abordagem intensa, combinando aulas teóricas e práticas. Os temas abordados incluíram negociação em cenários de alta tensão, tomada de decisão sob pressão, ações em emergências complexas e psicologia de crises — habilidades essenciais para lidar com situações extremas, como ocorrências com reféns, motins e ações de atirador ativo.

A metodologia aplicada se destacou pelo uso de simulações realistas e de técnicas reconhecidas internacionalmente, garantindo uma preparação próxima da realidade enfrentada nas ruas.

O objetivo principal da capacitação foi preparar os agentes para atuar como primeiros respondentes em situações críticas, assumindo a liderança das ações até a chegada de forças especializadas. Em casos assim, a resposta rápida e técnica pode ser decisiva para salvar vidas.

A participação da GCM de Catanduva no curso reforça o compromisso da corporação com a qualificação constante de seu efetivo e com a segurança da população.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Novorizontino bate o Vila Nova, nos acréscimos, e assume a vice-liderança do Brasileirão B

Leia mais...

Catanduva Rodeio Show 2026 é lançado com rodeio profissional e grandes shows em setembro

Leia mais...

Do bacamarte ao coco de roda: Nordeste leva 19 grupos de oito estados ao 62º FEFOL

Leia mais...

Catanduva realiza neste domingo o “Dia D” para remoção de cabos irregulares

Leia mais...

Colégio Catanduva e UNIFIPA promovem projeto sobre legado de Padre Albino para alunos do Fundamental

Leia mais...

Alunos do JEA/Senar fazem visita solidária ao Recanto Monsenhor Albino

Leia mais...