A Cerradinho Bioenergia, empresa do setor sucroenergético que produz etanol, açúcar, energia e produtos de nutrição animal a partir de matéria-prima renovável, como a cana e o milho, encerrou o terceiro trimestre da safra 2025/26 (3T26) com resultados operacionais e financeiros robustos, refletidos em um EBIT ajustado recorde de R$ 782,3 milhões. O desempenho foi sustentado pelo aumento da moagem total de cana-de-açúcar e milho, que cresceu 13% e somou 5,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, representando a maior moagem histórica da companhia para o período; e alcançou 1,143 mil de toneladas, ligeiramente acima das 1,117 mil de toneladas processadas até o nono mês da safra anterior, no milho; além da evolução nos indicadores agrícolas e industriais.
Segundo análise do CEO da Cerradinho Bioenergia, Renato Pretti, o trimestre reafirma a consistência operacional e o modelo de negócio competitivo da CerradinhoBio. “Os resultados do terceiro trimestre e do acumulado evidenciam que estamos no caminho para uma safra de resultados especiais que nos fortalecerão para eventuais dificuldades setoriais nos próximos anos, com a tendência de preços mais pressionados”, afirma o executivo.
No negócio cana, a moagem no 3T26 alcançou crescimento de 43% frente ao mesmo período da safra anterior, com incremento de 322 mil toneladas. No acumulado dos nove meses (9M26), foram processadas 5.052 mil toneladas de cana-de-açúcar, a maior moagem histórica da Companhia para o período. Destaque para o mix do açúcar que atingiu 63% no acumulado da safra, ante 23% no mesmo período da safra anterior. Como resultado, a produção de açúcar alcançou 421 mil toneladas em 9M26, frente a 141 mil toneladas em 9M25, representando crescimento de 200%.
No negócio milho, a moagem no terceiro trimestre totalizou 387 mil toneladas, 4% acima do 3T25. No acumulado da safra, a moagem atingiu 1,143 milhão de toneladas, sustentada por elevada disponibilidade industrial, que chegou a 98,1% no trimestre.
A receita líquida consolidada da Companhia cresceu 19% nos primeiros nove meses da safra, impulsionada principalmente pela operação plena da fábrica de açúcar e melhores preços. O lucro líquido consolidado somou R$ 312 milhões em 9M26, crescimento de 71%, refletindo a expansão da margem líquida em 3 pontos percentuais, associada a melhores preços realizados e redução de custos.
A companhia reforça que continua seus investimentos, agora com foco na expansão da unidade de etanol de milho da Neomille de Chapadão, com cronograma dentro das expectativas.
Sobre a CerradinhoBio
Empresa do Grupo Cerradinho, de capital aberto, cem por cento nacional, é produtora de etanol, açúcar, coprodutos do milho (DDGS e óleo de milho) e energia elétrica, utilizando como matéria-prima o milho e a cana-de-açúcar. Possui operações em Chapadão do Céu/GO e Maracaju/MS. Atualmente, tem capacidade de processar 1,5 milhão de toneladas de milho e 6,1 milhões de toneladas de cana.
Fonte: Link Comunicação Empresarial
![]() |


