Quatorze dos 17 locais avaliados pelo índice registraram avanços, com destaque para São Paulo (5,9%), Rio de Janeiro (12,6%), Bahia (7,9%), Rio Grande do Sul (11,7%), Paraná (5,8%) e Ceará (8,0%). Foto: GettyImages

O turismo nacional manteve, em agosto, o ritmo de resultados expressivos de 2025. No acumulado de oito meses, o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) cresceu 6% na comparação com o mesmo período de 2024. O resultado foi impulsionado por aumentos de receita obtidos nos setores de transporte aéreo de passageiros, serviços de reservas relacionados a hospedagens, hotéis, serviços de bufê e restaurantes.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam ainda que o índice variou 4,6% no recorte exclusivo de agosto ante igual mês do ano passado – o 15º resultado positivo seguido. Regionalmente, 14 dos 17 locais avaliados registraram avanços, com destaque para São Paulo (5,9%), Rio de Janeiro (12,6%), Bahia (7,9%), Rio Grande do Sul (11,7%), Paraná (5,8%) e Ceará (8,0%).

MOTOR DE DESENVOLVIMENTO — O ministro Celso Sabino (Turismo) destaca os esforços do Governo do Brasil pela manutenção da trajetória de alta. "É mais um crescimento expressivo, movimentando setores importantes da economia e gerando oportunidade, emprego e renda para os brasileiros. Vamos continuar investindo para assegurar, cada vez mais, que o turismo siga como um dos motores do desenvolvimento do Brasil", enfatiza Sabino.

PANORAMA — O Índice de Atividades Turísticas, calculado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mede o desempenho do turismo, avaliando visitantes, ocupação hoteleira e gastos. A PMS oferece um panorama detalhado da atividade no Brasil e do setor de serviços como um todo. As informações são fundamentais para a formulação de políticas públicas para o segmento.

RECORDE – O Brasil celebrou, em setembro, o maior número de chegadas de turistas internacionais da série histórica para o mês: 570.934 visitantes, um crescimento de 28,2% em relação ao mesmo período de 2024. Com o resultado, o acumulado de janeiro a setembro totaliza 7.099.237 turistas estrangeiros, volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado.

META SUPERADA — O desempenho fez o país ultrapassar a meta anual estabelecida no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais ao longo de 2025. O objetivo foi superado em 2,9% ainda no nono mês do ano, estabelecendo um novo recorde histórico para o período.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Torcida Guerreiros do Santo oferece festa para cerca de 30 crianças

Leia mais...

Catanduva participa do treinamento da Defesa Civil do Estado sobre chuvas intensas

Leia mais...

Saúde amplia vacinação antirrábica neste fim de semana em dois pontos de Catanduva

Leia mais...

Reunião na Câmara de Catanduva tratou sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual - LOA 2026

Leia mais...

Vicinal que liga Catiguá a Catanduva é totalmente pavimentada e entregue pelo Governo do Estado

Leia mais...

Conecta+ Empresas aproxima parceiros e apresenta estrutura do Hospital Unimed São Domingos

Leia mais...