Frame do curta 'O Burocrata'

Dando sequência à minitemporada de estreia, o Agrupamento Núcleo 2 faz a partir desta quinta, dia 2 de outubro, uma série de exibições gratuitas, a maioria ao ar livre, de sua mais nova produção, o curta "O Burocrata", que discute temas como alienação, vigilância e ilusão de liberdade na era das realidades simuladas. O projeto do coletivo multimídia de pesquisa e fusão de linguagens artísticas é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em São José do Rio Preto, sua cidade-sede.

 

As apresentações serão realizadas no Plaza Shopping (quinta, 2 de outubro, 19h); Praça São Benedito, na Santa Cruz (sexta, 3 de outubro, 19h); e, por fim, Praça da Matriz de Talhado (sábado, dia 4 de outubro, 17h). A produção já passou pelo canteiro central da Avenida José Munia, altura do número 7.085, no bairro Jardim Vivendas, e Praça Setpar (domingo, 28 de setembro, 16h).

 

As sessões acontecem no formato de videoinstalação imersiva, contendo quatro óculos de realidade virtual exibindo o curta simultaneamente durante duas horas e uma instalação binaural interativa, oferecendo uma sonoridade que envolve o público ouvinte. Além disso, espectadores podem escanear QRCodes para obter informações extras à história.

 

Com roteiro e direção de Jef Telles, que também interpreta o protagonista, "O Burocrata" acompanha o personagem Daniel, funcionário de uma grande corporação como controlador de pessoas. Detém o poder de tomar decisões em prol de um sistema que rouba o tempo dos sujeitos em troca de um pequeno salário. Em dado momento de sua vida e com a ajuda do professor Diógenes (Diógenes Sgarbi), começa a se questionar sobre o próprio trabalho e o sentido da vida, descobrindo minimamente que é um ser alienado. O sistema rapidamente corrige esse desvio. O funcionário Bruno (gerado por IA), outro controlador, assume o perfil de Daniel, isolando-o por 68 horas num domo próximo à natureza.

 

O começo

A ideia do projeto começou em 2023, quando Jef Telles concretizou o desejo de trabalhar com vídeo em 360 graus, produzindo "O Carteiro". "Eu fui sozinho para um glamping na cidade de Ibiúna e passei quatro dias nesse lugar, finalizando o roteiro e captando imagens que, na época, não sabia exatamente se ia virar um curta de suspense, um vídeo-arte com algo mais lúdico ou um vídeo-poema (acho que no final das contas "O Carteiro" é um pouco de tudo isso)", conta o diretor.

 

Em "O Carteiro", a história gira em torno de um ex burocrata que abandona o trabalho formal para viver como hedonista e, guiado pelo prazer e a sensação de liberdade, procura refúgio em um local ermo a fim de novas vivências e reflexões sobre sua existência. "Quando fiz a edição e assisti dentro dos óculos de realidade virtual gostei muito do resultado e pensei que gostaria de contar mais histórias dessa forma, imersivas. Então, me perguntei como continuar a história d'O Carteiro, para onde ele poderia ir, e descobri que seria interessante explorar como aquela personagem chegou naquele lugar. Aí eu escrevi 'O Burocrata', com uma narrativa mais clássica, de começo, meio e fim, e que acontece antes d'O Carteiro", revela Telles.

 

A trama de "O Burocrata" gira em torno desse trabalhador que até então não tinha nome e agora se chama Daniel, um controlador de pessoas que atua junto com sua assistente virtual, a IA Carolina, dentro de um sistema que representa o mundo real, um simulacro, chamado "Hedonista".

 

 

O processo

Antes da escrita do roteiro, Jef Telles convidou o cientista social Diógenes Sgarbi para uma roda de conversa sobre o conceito do trabalho na perspectiva do alemão Karl Max (1818-1883), ponto de partida para a pesquisa. Para Marx, o trabalho no capitalismo torna-se uma mercadoria alienada e explorada – os trabalhadores produzem mais valor do que recebem em salário (mais-valia), enriquecendo os donos dos meios de produção.

 

Cerca de nove meses depois, durante o processo de escrita, que teve como provocador o cineasta Bruno Lottelli, foi realizado um bate-papo com três artistas audiovisuais; Alexandre Estevanato, Gaia do Brasil e Vinícius Dall'Aqua; sobre linguagens da realidade virtual. A ideia foi ler e discutir o roteiro com olhares diversos e a parceria de outros profissionais interessados no tema.

 

"As ideias que norteiam o filme são a da alienação, da vigilância e a ilusão de liberdade na era das realidades simuladas. A jornada do personagem Daniel, um burocrata que opera vidas dentro do simulacro 'Hedonista' não é apenas a história de um homem tentando romper um sistema, mas também um comentário direto sobre o aprisionamento voluntário em ambientes virtuais e a passividade com que aceitamos algoritmos decidindo destinos", atesta Telles.  

 

A produção

Inicialmente, a produção se daria por captações em 360 graus, utilizando locações reais de São José do Rio Preto. Ao longo do trabalho, optou-se por uma plataforma geradora de cenários e a ferramenta mudou o curso de desenvolvimento da obra, trazendo outras camadas para a narrativa como, por exemplo, a atmosfera de um mundo distópico. Isso fez com que o coletivo, depois de inúmeros estudos, gravasse a maioria das cenas em fundo verde, pelo profissional Guilherme Di Curzio.

 

Ainda durante o processo, o artista Jef Telles produziu um curta infantil chamado "A Cabeça do Menino Invisível", sem diálogo com "O Burocrata", mas que serviu de experimento para a viabilidade do projeto.

 

Reunindo uma equipe de mais de 20 pessoas, a exibição do filme se dá no formato de vídeoinstalação, onde espectadores, para além dos óculos de realidade virtual, podem escanear QRCodes a fim de obter informações complementares à narrativa. Além disso, instalação binaural interativa cria uma imersão sonora. A obra também conta conta com audiodescrição e interpretação em Libras.

 

SERVIÇO

Curta "O Burocata" (Agrupamento Núcleo 2 – São José do Rio Preto/SP)

Datas e locais: quinta (2/10), 19h, Plaza Shopping; sexta (3/10), 19h, Praça São Benedito, bairro Santa Cruz; sábado (4/10), 17h, Praça do Distrito de Talhado.

Duração: 11 minutos (total de duas horas de exibição simultânea para quatro pessoas por vez)

Classificação indicativa: 14 anos

Acessibilidade: Libras e audiodescrição

Ingresso: gratuito

Canais: @artenucleo2 e www.nucleo2.com.br

 

Sinopse
Em um futuro onde a realidade é gerida por um simulacro, Daniel é um burocrata programado para controlar vidas. Sua rotina é abalada quando se depara com uma frase enigmática. Movido pelo impulso de liberdade no metaverso, existe brecha para a ruptura? Curta em realidade virtual sobre alienação, produtividade e manipulação.

 

Ficha técnica

Roteiro, Direção e Atuação: Jef Telles | Captação Imagem e Som: Guilherme Di Curzio | Participações Especiais: Cassio Henrique e Diógenes Sgarbi | Trilha Sonora Original: Juliano Parreira | Cenografia: Produzida por IA | Direção de Arte: Elissa Pomponio | Provocador de Roteiro: Bruno Lottelli | Edição e Sonorização: Jef Telles | Efeitos Visuais: Vinicius Dall'Acqua | Voz off da Instalação: Daniel Neves, Fabiana Pezzotti, Lawrence Garcia e Vanessa Palmieri | Produção: Fernanda Missiaggia | Instrutores da Videoinstalação: Zé Vitor Gomes e Gustavo Arão | Registro Audiovisual: Fernando Macaco | Registro Fotográfico: Vitão Natureza | Assessoria em Acessibilidade e Roteiro de Audiodescrição: Daniela Honório | Revisor Audiodescrição: Rodrigo Rocha | Interpretação em Libras: Luiz Perez | Consultoria em Maquiagem: E Su Mayê | Barbeiro: Kaiberson Leone | Assessoria de Imprensa: Graziela Delalibera

 

Fonte: Graziela Delalibera

Torcida Guerreiros do Santo oferece festa para cerca de 30 crianças

Leia mais...

Catanduva participa do treinamento da Defesa Civil do Estado sobre chuvas intensas

Leia mais...

Saúde amplia vacinação antirrábica neste fim de semana em dois pontos de Catanduva

Leia mais...

Reunião na Câmara de Catanduva tratou sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual - LOA 2026

Leia mais...

Vicinal que liga Catiguá a Catanduva é totalmente pavimentada e entregue pelo Governo do Estado

Leia mais...

Conecta+ Empresas aproxima parceiros e apresenta estrutura do Hospital Unimed São Domingos

Leia mais...